Tudo sobre Frutas Secas

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As Frutas Secas são ótimas opções para o lanche entre as principais refeições. Elaboradas para durar mais que as frutas frescas, elas são práticas e conservam os mesmos nutrientes das frutas frescas, só perdendo o líquido da fruta. É um alimento saudável, 100% natural e sem adição de açúcares e conservantes.

As frutas secas mais consumidas entre os brasileiros são: o figo, banana, laranja, mamão, manga, uvas passas, ameixa, tâmaras, abacaxi, damascos, cerejas. Há um tempo atrás estas frutas eram procuradas apenas no final do ano, para completar a ceia natalina. Mas aos poucos estão entrando no cardápio do dia-a-dia. Seja no café da manhã (com granola e leite), no lanchinho, na sobremesa ou mesmo em pratos principais (nas saladas, arroz, carnes e farofas).

São ótimas fontes de energia, vitaminas e minerais, mas não é aconselhado ser consumidas todos os dias, são muito calóricas, 100gr de fruta seca contém mais calorias que 100gr da mesma fruta fresca. O seu consumo como lanche deve ser intercalado com o consumo de frutas frescas, queijos, iogurtes ou barras de cereais.

As formas de transformarem as frutas frescas em secas são através de secagem natural (ao sol) ou secagem artificial (liofilização, câmaras de vapor, estufas ou fornos). Tanto a secagem natural como a artificial mantém todas as propriedades nutritivas da fruta, ela perde apenas a água. O sabor da fruta fica até mais ativo após a secagem.

Algumas frutas secas são laxantes naturais, como o figo e ameixas. Mas o seu consumo terapêutico também tem que ser moderado. Uma boa forma de usar a ameixa seca como laxante natural é deixar 4 ameixas secas dentro de 250ml de água, na geladeira, durante 24hs. Depois é só consumir a água ou fazer um suco de fruta com esta água de ameixa.

As frutas secas são ótimas aliadas também dos fumantes, que recorrem a estas frutas para aliviar a vontade de fumar.

As frutas secas são boas opções para saciar a fome e o desejo por açúcar. Podemos deixá-las na bolsa, na gaveta do escritório, no carro, ou seja, é nutritiva e prática. Com frutas secas em mãos fica fácil de nos alimentarmos em intervalos máximos de três horas.

Evite as versões de frutas secas açucaradas ou cristalizadas, possuem alto teor de açúcar.

Faça Frutas Secas em Casa:

Para fazer frutas secas em casa, basta lavar e cortar a fruta fresca em fatias bem finas (3mm de espessura), colocar as frutas (uma ao lado da outra) numa fôrma untada e colocar no forno à temperatura de 80ºC por uma hora e meia. As frutas secas feitas desta forma não ficam crocantes, pois são desidratadas e não torradas. Duram cerca de um mês. As frutas mais indicadas para desidratar em casa são: o abacaxi, banana, maça, manga e pêra.

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2 Comments

  1. henrique says:

    SOU FABRICANTE DE TOMATE SECO E ESTOU COMECANDO A DESIDRATAR FRUTAS EXISTE CONSERVANTE PARA DEIXAR A FRUTA UMIDA?

  2. Dilma says:

    Existe conservante para deixar a fruta úmida?

Comentários